terça-feira, 22 de março de 2011

Martyn Lloyd-Jones - ARREPENDEI-VOS!



E o que João Batista pregava? Pregava "o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados" (Lucas 3:3),Essa era a sua grande mensagem. Ele chamava o povo ao arre­pendimento. Ele estava preparando o caminho para o grande Libertador, dizia ele, para o grande Messias que estava para vir. E advertia o povo de que este era o mais momentoso evento que já acontecera na história humana. Ele dizia: "Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo" (Lucas 3:9). Ele dizia que não adiantava os seus ouvintes dizerem que eram filhos de Abraão, isso não os ajudaria em nada. E dizia: "Destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão" (Lucas 3.8). A mensagem de João era um grande chamado ao arrependimento, em preparo para o Messias que vinha.
E depois nos é dito que, subitamente, o nosso Senhor apareceu, e começou a pregar. O que Ele pregava? Bem, eis o que leio no início do Evangelho de Marcos: "E depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: o tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho" (Marcos 1:14,15). Aí está, da Sua própria boca. E continuou a pregar, constantemente, esta mensagem.
Vejam aquela extraordinária parábola sobre o arrependimento em Mateus, capítulo 21, que o nosso Senhor pregou aos fariseus e escribas. Todo o seu objetivo é a necessidade de arrependimento. Praticamente Ele disse: "Vocês não se arrependeram. Os publicanos e os pecadores se arrependeram e entraram no Reino, mas vocês, tendo ouvido a mensagem, não se arrependeram". É isso que os mantém fora do Reino. A porta de entrada ao reino de Deus, o meio de se tornar cristão, é o arrependimento. E o primeiro passo.
Por essa razão o nosso Senhor continuou a dar ênfase a isto. Então, depois da Sua partida e ascensão, ocorreu o grande evento do dia de Pentecoste, quando, como tinha prometido, o nosso Senhor enviou o Espírito Santo sobre a Igreja e os discípulos foram cheios do Espírito. Então começaram a falar e se juntou uma multidão, e Pedro, cheio do Espírito, levantou-se e dirigiu-se à multidão. Que foi que ele lhes pregou? Mostrou-lhes que, em sua ignorância, tinham crucificado o Filho de Deus, e lemos o seguinte:
E ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, eperguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo(Atos 2:37,38).
Foi a mesma mensagem: a mensagem de João o Batista, a mensagem do Senhor Jesus Cristo, e agora a mensagem do apóstolo Pedro, o primeiro porta-voz da Igreja Cristã. "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado..."; "Arrependei-vos, e crede no evangelho".
E vocês têm a mesma mensagem percorrendo todo o Novo Testamento. O apóstolo Paulo, quando se despediu dos presbíteros da igreja de Éfeso, lembrou-lhes que dia e noite, em público e em privado, não cessara de lhes pregar - o quê? - "o arrependimento para com Deus e a fé em nosso SenhorJesus Cristo' (Atos 20:215 ARA). Ora, esta é, claramente, a grande mensagem da Igreja Cristã; o arrependimento é essencial, antes de alguém poder tornar-se cristão. Você pode ouvir o evangelho, mas ouvi-lo não faz de você um cristão. Você não pode ser cristão sem arrepender-se. E isso é sempre salientado em primeiríssimo lugar.
http://www.martynlloyd-jones.com


Felipe Bella: "A pior angustia é aquela que sentimos antes do arrependimento! Se você nunca sentiu, sinto muito, mas, você nunca se arrependeu!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário